quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Alimentação saudável na infância





Somente depois de certificar-se de que a criança comeu alimentos de todos os grupos (proteínas, carbohidratos, vitaminas, sais minerais, lípides) , dê a ela biscoitos, pães e iogurtes.

Na correria dos dias atuais come-se rápido, mastiga-se mal os alimentos, saboreia-se pouco o que está disponível na mesa.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Não se limita a fornecer todos os nutrientes de que a criança precisa. Vai além disso, incluindo o prazer da mãe em alimentar seu filho e a harmonia familiar.

O horário das refeições não deveria ser uma batalha à mesa, mas de preferência tranqüilo. Tarefa difícil nos dias atuais.

Engole-se o tempo em busca não sei de que... do final do dia para dormir, livrar-se do cansaço, para recomeçar tudo no dia seguinte? Que vida é essa que consome a todos como se alimentos fossem?

O QUE SÃO NUTRIENTES?

Os nutrientes são compostos que formam os alimentos. São carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. Numa dieta saudável não pode faltar nenhum deles. O principal fator que impede essa tarefa é o preço dos alimentos, tornando inacessível o acesso aos mesmos a muitas crianças carentes.

ALIMENTAÇÃO VARIADA

Não existe um único alimento que contenha todos os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo, exceto o leite humano nos primeiros meses de vida.

Muitas propagandas na mídia são falsas. Não há em nosso país um órgão que controle a qualidade do que se veicula na televisão. Há muito lixo sendo empurrado goela abaixo para todos, influenciando crianças e adolescentes na compra de guloseimas.

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Além de precisar de alimentos de todos os grupos, ter uma proporção adequada e variar ao máximo, precisa também de boa dose de bom senso.

Crianças não têm a mesma consciência dos adultos. Não compreendem o valor nutritivo dos alimentos. Cabe aos pais e responsáveis tomarem posse das informações corretas, educando-se para alimentar-se melhor e formando bons hábitos nos mais jovens.

PROTEÍNAS NAS DOSES CERTAS

Proteínas são a matéria-prima para a formação de novas células. Por isso, são fundamentais no processo de crescimento, mas a ingestão em excesso pode ser prejudicial à saúde.

Quando oferecer pães, biscoitos (bolachas), iogurtes e gelatinas – Somente depois de certificar de que a criança comeu alimentos de todos os grupos, pois biscoitos, pães e iogurtes são alimentos aceitos com mais facilidade.

PEQUENOS, MAS PODEROSOS

As vitaminas e os minerais são necessários em doses bem pequenas, mas ao faltarem por longo período prejudicam o crescimento e o funcionamento do organismo.

CRIANÇAS COM CARÊNCIAS DE VITAMINAS

As crianças que ingerem vitaminas e minerais em quantidades inadequadas correm o risco de crescer menos, sentir-se mais cansadas, ter mais preguiça e ficar mais sensíveis a doenças, principalmente as infecciosas.

EQUILÍBRIO É FUNDAMENTAL

Incluir um alimento de cada grupo em cada refeição é uma regra que garante a qualidade de alimentação. Porém, se não for possível, é necessário procurar alcançar o equilíbrio ao final do dia.

Clínica Infanto-Juvenil Pró-Crescer: Do Feto à Adolescência (http://www.procrescer.med.br/)