sábado, 5 de dezembro de 2009

Como ensinar seu filho a dormir



CENAS COMUNS

Alberto, de dez meses, protesta quando é colocado na cama para dormir.

É claro que ele prefere ficar com os pais a ficar sozinho no berço. A mãe, cansada mas muito compreensiva, embala-o pacientemente nos braços até ele dormir. Quando consegue, coloca-o no berço com o maior cuidado, como se estivesse lidando com uma bomba-relógio.

Não adianta nada. Assim que o encosta ao lençol, o pimpolho começa a choramingar. A mãe, meio inquieta e aborrecida, volta a pega-lo no colo e ...

Essa é uma cena comum nas casas onde tem crianças para dormir. Ou deveriam faze-lo...

HÁBITO DO SONO

 Está ligado ao estabelecimento de uma rotina. Os pais devem ter tranqüilidade, segurança, atitude de ensinar e conduta repetitiva. Alguns elementos precisam ser associados ao sono da criança. O berço. Um ursinho.

O QUE CAUSA A INSÔNIA INFANTIL

Uma aquisição deficiente do hábito de dormir. Seu filho não tem alguma doença. Não tem problema psicológico. Ele ainda não aprendeu a dormir.

As exigências que a criança faz na hora de ir para a cama podem dar origem a distorções do hábito do sono. Não é a criança que diz aos pais como e o que ela necessita para dormir. São os pais que ensinam ao filho o hábito do sono.


SEGURANÇA DOS PAIS

 As crianças sentem o que os pais sentem.

Se os pais estão inseguros nessa hora de colocar a criança para dormir, já sentindo que não vai dar certo, que será mais uma noite de batalha, elas sentem isso.

Não podemos pretender que uma criança aprenda o hábito do sono se os pais não são capazes de lhe transmitir a segurança de que ela precisa para entender que ficar no berço e pegar no sono sozinha é a coisa mais natural do mundo.

NÃO O FAÇAM DORMIR, ELE TEM QUE CONSEGUIR SOZINHO

É essa a grande dificuldade que os pais têm para entender que eles:

1) Não têm que cantar para seu filho dormir;

2) Não devem embalá-lo no berço;

3) Não devem embalá-lo no colo;

4) Não devem lhe dar a mão;

5) Não passear com ele no carrinho;

6) Não dar uma volta de carro com ele para ver se ele dorme enquanto isso;

7) Não mexer no cabelo dele ou deixar que mexa no nosso;

8) Não lhe dar palmadinhas ou acariciá-lo; 

9) Não deve lhe dar mamadeira ou amamenta-lo; 

10) Não colocá-lo na cama já dormindo; 

11) Não deixá-lo andar de um lado para outro até cair exausto.

O QUE DEVE SER FEITO

1) Ele deve ficar no berço e pegar no sono sozinho;

2) Agarrado a um objeto de estimação:  Ursinho. Boneca. Fralda. Seja o que for. Mas não pessoas;

3) As pessoas não estarão ali quando ele acordar naturalmente por algum momento durante a madrugada (e o farão). Os objetos de estimação sim. E voltarão a dormir com segurança.

COMO REEDUCAR O HÁBITO DO SONO

Deve-se criar um ritual em torno da ação de ir para a cama (cantar uma canção, contar uma história)

Não se cria essa situação para que a criança adormeça, mas para que ela a associe a um momento agradável antes de iniciar o sono sozinha.

Os pais devem sair do quarto antes que a criança adormeça.

Se a criança chorar, os pais deverão entrar no quarto com pequenos intervalos de tempo para lhe dar confiança, sem faze-la dormir ou ficar quieta, até que ela adormeça sozinha.

TABELA DE TEMPOS

Os pais devem fazer uma tabela de tempos que deverão esperar fora do quarto quando colocarem seu filho para dormir, e quando estes começarem a chorar quando perceber que ficará sozinho no quarto (e isso vai acontecer!) .

Você não deverá deixá-lo chorar até se esgoelar e cansar. Isso não funciona. Piora a situação.

No primeiro dia, na primeira espera, até ir novamente ao quarto, espere um minuto. Entre no quarto para dar segurança e converse com ele por uns cinco a dez minutos. Depois saia do quarto com a criança ainda acordada.

Ela vai chorar de novo querendo sua presença. Dessa vez espere 3 minutos, e assim sucessivamente, até no máximo 15 minutos de espera cada vez, e nos dias seguintes.

Seu filho vai reeducar seu hábito de sono em uma semana!

NÃO SE ESQUEÇA

A criança deve aprender um ritual para dormir. Todos os dias nos mesmos horários. De oito e meia a nove horas, é o horário ideal, variável de acordo com os hábitos de cada casa.

Ela deverá associar alguns elementos ao hábito do sono. O berço. Um ursinho, uma fralda. Algo que lhe dê segurança no momento de acordar de madrugada para voltar a dormir.

A criança deverá aprender a dormir sozinha, por ela mesma, todas as noites.

Para sua alegria e sossego dos pais!

Fonte: Livro Nana Nenê – Como resolver o problema da insônia do seu filho. Eduard Estivill e Sylvia de Béjar. Editora Martins Fontes.
 
Clínica Infanto-Juvenil Pró-Crescer: Do Feto à Adolescência (http://www.procrescer.med.br/)