sábado, 19 de dezembro de 2009

A difícil arte da amamentação





É pequeno o número de mães que amamentam seus filhos até os 6 meses de idade. As razões são várias. As conseqüências são percebidas no dia a dia do consultório, com o aumento de doenças alérgicas, gastroenterites, infecções de ouvido de repetição, e tantas outras.

Leite de vaca foi feito para bezerros e não para ser dado a recém-nascidos e lactentes.

Com o intuito de conscientizar as mães a respeito das vantagens do leite materno, passamos a publicar as 10 dicas do Ministério da Saúde a respeito desse tema.


1) ACREDITE: NÃO EXISTE LEITE FRACO!


Todo leite materno é forte e adequado para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Nos 6 primeiros meses de vida, não é preciso dar chá, água, suquinho, outro leite ou qualquer alimento.

No primeiro dia a produção de leite é pequena. Esse leite, chamado colostro, é transparente ou amarelado, tem alto valor nutritivo, é suficiente para as necessidades do bebê e age como uma verdadeira vacina, protegendo-o contra doenças.



2) QUANTO MAIS SEU BEBÊ MAMAR, MAIS LEITE VOCÊ VAI TER.


Sugar o peito é o que estimula a produção de leite. Começar a mamar desde a sala de parto facilita a descida mais rápida do leite. Procure manter o bebê ao seu lado, do nascimento até a alta. A criança que mama no peito várias vezes, dia e noite, de acordo com a sua vontade, não precisa de mais nada.


3) COLOQUE O BEBÊ NA POSIÇÃO CORRETA PARA MAMAR

Para que o bebê sugue bem ele deve estar em posição de poder abocanhar não só o mamilo (bico do peito) mas grande parte da aréola (parte escura do peito), com o corpo totalmente voltado para o da mãe (barriga com barriga).

Quando a criança pega o peito corretamente, com a boca bem aberta, o leite sai em quantidade suficiente, o bebê engole tranqüilamente, a mãe não sentirá dor nem terá rachadura no peito.


4) CUIDE ADEQUADAMENTE DAS MAMAS


Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes e depois das mamadas. Basta o banho diário, evitando o uso de sabonete nos mamilos. O próprio leite protege a pele, evitando infecções. Não use pomadas nem cremes nos mamilos. Troque o sutiã quando estiver molhado.


5) RETIRE O LEITE QUANDO NECESSÁRIO


Evite que a mama fique muito cheia e pesada. Se isso acontecer, ferva um frasco de vidro com tampa de plástico por 10 minutos, prenda os cabelos, lave bem as mãos, coloque os dedos onde termina a aréola (parte escura do peito) e aperte várias vezes até o leite sair.

Guarde o leite no frasco de vidro, na geladeira (12 horas) ou congelador/freezer (15 dias) ou doe a um banco de leite humano. Para aquecer o leite, use banho-maria. Na falta de geladeira, o leite poderá ser guardado até duas horas em local fresco e dado ao bebê, de copinho ou colher, quando a mãe não estiver em casa.


6) NUNCA USE BICOS, CHUQUINHAS OU MAMADEIRAS


Todos esses produtos prejudicam a amamentação. Os bebês que fazem uso de mamadeiras e chupetas acabam largando o peito.


7) PROCURE APOIO


Procure conversar com quem está passando pela mesma experiência que você. Envolva sua família nas tarefas de casa para que você possa descansar.


8) SÓ TOME MEDICAMENTOS COM ORDEM MÉDICA


A mãe só deverá tomar medicamentos quando orientada pelo médico.


9) CONTINUE A AMAMENTAÇÃO, SE POSSÍVEL, ATÉ OS DOIS ANOS DE IDADE OU MAIS


A ciência, hoje, recomenda que todo bebê seja amamentado exclusivamente no peito até os 6 meses de vida. Depois, introduza frutas e a comidinha e continue amamentando até os dois anos ou mais.


10) CONHEÇA OS DIREITOS DA MÃE TRABALHADORA


A mãe que trabalha fora tem direito a :

1) licença maternidade de 120 dias, ou até 180 dias (6 meses) dependendo onde você trabalhe. Quando retornar ao trabalho, dois descansos remunerados de meia hora por dia para amamentar seu filho, até seis meses de idade

2) berçário ou creche no local de trabalho, sempre que a empresa tiver trinta ou mais mulheres trabalhando.



ATENÇÃO: Se por algum motivo você não puder amamentar seu filho, NÃO procure o peito de outra mãe. Procure um banco de leite humano ou um profissional de saúde para orienta-la.

E não esqueça: dê as vacinas em dia e muito amor para o seu bebê.

Clínica Infanto-Juvenil Pró-Crescer Do Feto à Adolescência (http://www.procrescer.med.br/)