sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Uso indevido do leite de vaca integral no lactente abaixo de um ano de idade





O leite materno representa o alimento essencial para o lactente até o sexto mês de vida como alimento exclusivo, e a partir de então, complementado com outras fontes nutricionais até os dois anos de idade.

VANTAGENS DO LEITE MATERNO

1) Benefícios nutricionais indiscutíveis, por conter quantidades adequadas de carboidratos, lipídios e proteínas para o crescimento e desenvolvimento das crianças;

2) Benefícios imunológicos, protegendo o lactente contra várias infecções gastrintestinais e respiratórias.

As crianças amamentadas adoecem menos e apresentam menor prevalência de várias afecções, tais como doenças alérgicas, doenças intestinais inflamatórias e doença celíaca;

3) Benefícios psicossociais, exercendo influências positivas em vários aspectos da vida adulta futura, inclusive no desenvolvimento intelectual e emocional.

A grande vantagem psicológica do aleitamento é representada pelo contato íntimo, físico e emocional entre a mãe e o filho, fortalecendo o vínculo afetivo entre ambos.

Mas, infelizmente, em muitas ocasiões a prática da amamentação não é realizada.

Nessas ocasiões especiais o emprego de fórmulas infantis se faz necessária como em erros inatos do metabolismo (galactosemia, por exemplo), filhos de mães HIV positivas, mães que usam determinados medicamentos que contra-indicam o aleitamento, e situações eventuais reais, nas quais ainda que o pediatra insista e oriente, as mães não conseguem amamentar por tempo prolongado, alegando razões diversas.

A introdução de quaisquer alimentos novos na dieta de lactentes deve ter sempre a orientação de um pediatra com informações precisas sobre as fórmulas infantis disponíveis.


DESVANTAGENS DO LEITE DE VACA INTEGRAL ATÉ UM ANO DE IDADE


O uso de leite de vaca integral durante o primeiro ano de vida tem sido identificado como uma prática equivocada por vários autores. O leite representa de 35 a 100% da ingestão total de alimentos do lactente.

A composição do leite humano, do leite de vaca integral e das fórmulas infantis são bastante diferentes.

O leite de vaca integral (líquido ou em pó):

1) não tem quantidade suficiente de ferro para suprir as necessidades do lactente;

2) tem excessivo conteúdo de cálcio e fósforo;

3) tem baixa quantidade de vitamina C, contribuindo para diminuir a disponibilidade do ferro de outras fontes alimentares;

4) há perda oculta de sangue intestinal causada pelo consumo deste tipo de leite aumenta a incidência de anemia por deficiência de ferro nos lactentes até um ano de idade;

5) há deficiência de vitaminas e ácidos graxos essenciais.

Portanto, a composição inadequada do Leite de Vaca Integral (líquido ou em pó) para o lactente até um ano de idade, devido ao excesso de alguns nutrientes e deficiência de outros, pode proporcionar sérias conseqüências à saúde do mesmo.

O consumo pelo lactente até um ano de idade de Leite de Vaca Integral, mesmo que diluído, é um dos mais sérios erros alimentares.

Escolher uma apropriada fonte de leite faz parte da nutrição do lactente sadio.

A Clínica Infanto-Juvenil Pró-Crescer recomenda que não seja utilizado o Leite de Vaca Integral, mesmo em suas preparações diluídas, durante o primeiro ano de vida.
 
Recomendamos o uso exclusivo do leite materno até os seis meses de vida, e a complementação do leite materno com outros alimentos até o segundo ano de vida. Em casos especiais em que o leite materno, por várias razões, não puder ser ofertado ao lactente, o pediatra deverá ser consultado para optar pela melhor fórmula de leite industrializado existente no mercado, contribuindo para corrigir erros alimentares comuns do uso de leite de vaca integral no primeiro ano de vida.
 
Clínica Infanto-Juvenil Pró-Crescer: Do Feto à Adolescência (http://www.procrescer.med.br/)