sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Anemia por deficiência de ferro na infância





ANEMIA

A Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua anemia como valores de hemoglobina menores do que 11 g/100 ml para crianças entre as idades de 7 meses e 5anos, menor do que 11,5 g/dl na faixa etária de 6 a 9 anos e menores do que 12 g/dl e 12,5 g/dl para adolescentes femininos e masculinos, respectivamente.

DEFICIÊNCIA DE FERRO

Se os níveis sanguíneos estiverem abaixo de 30 mcg/dl.

A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia na criança. Essa deficiência poderá acarretar no organismo infantil distúrbio imunológico (causando infecções freqüentes), neuropsicológicos, músculos esqueléticos, cardíacos e intestinais.

INCIDÊNCIA

Estima-se que 30% da população mundial esteja anemiada. As idades de maior risco são lactentes, pré-escolares, adolescentes e gestantes. No Brasil há uma variação muito grande quanto à incidência da anemia por deficiência de ferro., variando entre 16 a 89%. Os dados sobre a adolescência são escassos.


CATEGORIAS SOCIAIS

A deficiência de ferro está presente em todo mundo, com incidência maior nos países sub desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo que as populações de baixo nível sócio econômico sofrem mais.

GRAVIDEZ E DEFICIÊNCIA DE FERRO

Parece existir relação entre baixos níveis de ferro sérico nas gestantes, prematuridade, baixo peso e morte fetal. Portanto, gestantes que não fazem um pré-natal adequado está colocando seu futuro bebê em risco.

PREMATUROS

Fazem parte do grupo de risco para deficiência de ferro, devendo-se fornecer ferro profilático para os mesmos até 1 ano de idade. O leite materno ofertado até 6 meses de idade supre as necessidades de ferro até esse período.

LACTENTES

A partir do sexto mês de vida as necessidades de ferro aumentam, refletindo um aumento real do ferro no corpo. Neste período é necessária uma introdução de alimentos ricos e variados para suprir as necessidades de ferro.

ADOLESCENTES

Os adolescentes têm uma velocidade de crescimento mais acelerado do que na fase pré-escolar. Esse fato aumenta as necessidades de ferro. Os adolescentes são, em geral, rebeldes para alimentar-se com alimentos variados e ricos em ferro e outros micronutrientes necessários. Junto a esse fato, a perda sanguínea durante o período menstrual aumenta o risco para adolescentes do sexo feminino.


LEITE DE VACA

É pobre em ferro. Toda criança que tem como alimento predominante o leite de vaca poderá desenvolver anemia importante, devendo-se complementa-lo com ferro medicamentoso.

DESENVOLVIMENTO 

A associação entre deficiência de ferro e alterações no desenvolvimento infantil ainda não está bem estabelecida. Os trabalhos científicos a respeito ainda não são conclusivos.


TRATAMENTO

Cabe ao médico o diagnóstico e tratamento da deficiência de ferro. O tratamento da deficiência de ferro é ao mesmo tempo simples e complexo. Simples porque existem várias apresentações comerciais que contém ferro, com eficácia nos resultados. Complexo porque os fatores que levam a uma alimentação pobre em ferro são variados, envolvendo situações sócio econômicas que extrapolam a ação específica de simplesmente passar um remédio.


PREVENÇÃO

A prevenção da anemia por deficiência de ferro inicia-se pela garantia de condições adequadas de vida, tanto no tocante às condições ambientais (água tratada, esgoto, coleta de lixo, moradia), como nas condições psicossociais (salários dignos, alimentação adequada, vínculos familiares preservados, acesso à educação, etc) . Leite materno exclusivo até os 6 meses de vida garante a oferta necessária nesse período da vida. Os prematuros deverão receber ferro suplementar na dieta, garantindo os estoques no organismo. A dieta deve ser adequada a cada faixa de idade, com acesso a alimentação diversificada, incluindo alimentos ricos em ferro.

ALIMENTOS RICOS EM FERRO

Gema de ovo. Sopa preparada com caldo de carne, leguminosa e hortaliças de folhas verde-escuro. A oferta desses alimentos deve ser concomitante à ingestão de sucos de frutas ricas em vitamina C (goiaba, laranja e mamão). É importante lembrar que a carne cozida da sopa pode ser batida no liquidificador, o que possibilita m aporte maior de ferro do que só o caldo. Para melhor absorção do ferro contido nesses alimentos deve-se evitar a ingestão concomitante de leite e derivados, inclusive sobremesas como pudins, iogurtes, devido ao efeito inibidor na absorção de ferro.

As carnes vermelhas e as vísceras, como o fígado, são ricas em ferro.

LEITE ENRIQUECIDO COM FERRO

O leite enriquecido com ferro garante as necessidades diárias de ferro para os lactentes. Essa medida trouxe benefícios rápidos em vários países, diminuindo as anemias em populações carentes. Esse fato deve ser observado no momento de adquirir leite para os lactentes.

PANELA DE FERRO E ANEMIA

Fazer os alimentos em panelas de ferro, comparado ao cozimento em panelas de alumínio, é uma outra forma eficaz de prevenir a deficiência de ferro. Trabalhos bem conduzidos na literatura médica comprovaram a eficácia dessa medida.

Clínica Infanto Juvenil Pró-Crescer: Do feto à Adolescência (http://www.procrescer.med.br/)