segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Asma






As...ma

Leia a palavra acima pausadamente. Como se estivesse sentindo falta de ar. Esse é o clima.

Asma rima com fant... asma. É como se uma nuvem negra pairasse constantemente sobre a cabeça da criança asmática. O adulto lembra de seus avós, tios, parentes ou vizinhos, que tossiam a noite toda, pigarreando, pedindo meias palavras emprestadas, sôfregos, não deixando ninguém dormir.

Talvez venha à lembrança a triste morte fatigada dos mesmos, como se quisessem sugar o ar do outro, subindo pelas paredes.

Teme-se a morte de quem tem asma. É só ficar perto de alguém com crise asmática que surge uma opressão no peito. Uma inquietação. Respira-se aliviado quando a situação se resolve.

Morrer por falta de ar, um produto gratuito, ricamente distribuído na natureza. Parece ironia do destino.


AFINAL, O QUE É ASMA?

É uma doença que causa inflamação crônica das vias aéreas, com brônquios mais reativos a determinados estímulos. Manifesta-se por obstrução generalizada dessas vias aéreas, reversível na grande maioria dos casos. Pode ter curso intermitente ou persistente. Há influência genética no surgimento da doença. Filhos de pais asmáticos têm maior probabilidade de serem asmáticos, iniciando em qualquer época da infância ou adolescência.

A obstrução das vias aéreas é desencadeada por diversos estímulos tais como alérgicos, irritantes do meio ambiente (fumo, cheiro forte, etc.), infecciosos, alterações climáticas, esforço físico, dentre outros.

Apesar de todo avanço da ciência médica houve um aumento tanto na incidência como na mortalidade por asma no mundo todo. Uma das causas é o desconhecimento da população a respeito da doença e da não utilização correta dos recursos disponíveis para o tratamento eficaz.

COMO SE CLASSIFICA A ASMA?


Episódica – manifesta-se através de crises isoladas com remissão total dos sintomas nos intervalos das mesmas.

Persistente - caracteriza-se pela persistência dos sintomas (secreção, tosse ou dificuldade respiratória) ou por alterações de função pulmonar nos intervalos das crises agudas.

Ainda podemos classificar a asma como leve, moderada e grave, usando como critérios o número de crises durante o ano, presença de algum sintoma no decorrer da semana, freqüência de sintomas noturnos ao mês, resposta a medicação e teste de espirometria (que mede o pico de fluxo de ar expirado pela criança).


COMO TRATAR A ASMA?


O tratamento da asma deve ser individualizado e estabelecido conforme sua gravidade e relação crise/inter crise (episódica ou persistente).

Existem outras causas de chieira em crianças menores que devem sem consideradas em seu atendimento: viroses, refluxo gastroesofágico, aspirações de corpo estranho, parasitoses, etc.

Para o sucesso do tratamento da asma é de fundamental importância a conscientização e participação da criança (dependendo de sua idade) e de sua família.


O OBJETIVO DO TRATAMENTO DA ASMA É:

· controlar completamente os sintomas, resguardando o período de sono, reduzindo as faltas escolares e permitindo crescimento normal;

· identificar e procurar diminuir ou eliminar os fatores desencadeantes;

· permitir atividade física e prática de esportes sem restrições ou limitações;

· evitar hospitalização;

· minimizar efeitos colaterais das drogas.

· não bastam medicamentos que tratem somente os sintomas. É necessário o uso de anti-inflamatórios. Asma é uma doença inflamatória.


O QUE A FAMÍLIA DEVE SABER SOBRE O TRATAMENTO DA ASMA DE SEUS FILHO?


O tratamento envolve o controle ambiental e o uso de medicamentos cada vez mais disponíveis e com menos efeitos colaterais.


1 - O CONTROLE AMBIENTAL

1) A criança deve dormir no quarto mais arejado da casa, com janela ampla, sem umidade e sem mofo, com mínimo de móveis possível. O sol deve incidir sobre o quarto pelo menos numa parte do dia;

2) Limpeza adequada de piso e móveis deve ser realizada, utilizando pano úmido bem torcido, evitando uso de produtos de limpeza de cheiro forte (ceras, desinfetantes, perfumes de ambiente). Devem ser retirar objetos que facilitem acúmulo de pó, cortinas, tapetes, almofadas, bichos de pelúcia. Não guardar objetos ou roupas de cama de uso infreqüente, ou livros;

3) Lavar (e secar bem) com freqüência, travesseiro e mosquiteiros (quando for impossível suspender seu uso). Trocar roupa de cama freqüentemente. Encapar colchão e travesseiro com plástico nos casos de difícil controle;

4) Evitar uso de medicamentos para pernilongos;

5) Outros ambientes da casa devem seguir as mesmas orientações quanto a limpeza e objetos que acumulem pó;

6) Membros da família não devem fumar;

7) Não possuir animais domésticos (cães e gatos);

8) Acaricidas elétricos (para eliminar ácaros) não têm valor.



2 - TRATAMENTO MEDICAMENTOSO

Dois tipos de drogas podem ser usadas:

1 - Broncodilatadoras (para tratamento da crise)

2 - Profiláticas (para tratamento intercrise – entre as crises)


Os medicamentos poderão ser usados via oral (uso em menor escala), via inalatória ( a forma mais indicada atualmente) e via venosa (em hospitalizações).

A via inalatória pode ser realizada através de:


1 - Nebulizadores - que tem restrições, pois idealmente deveriam ser utilizados em serviços de saúde acionados por fluxo adequado de oxigênio ou ar comprimido. Para uso doméstico são mais recomendados os aparelhos ultra-sônicos com adequada orientação.

2 - Aparelhos pressurizados (as famosas bombinhas) com espaçadores que otimizam a eficácia da droga, diminuindo seus efeitos colaterais. (São os mais indicados atualmente)

3 - Medicamento na forma de pó inalável.

Todo paciente deve ser bem orientado por seu médico quanto a técnica para utilização do aerossol dosificado (bombinhas) pois disto depende o sucesso de seu tratamento:


1 - Agitar o frasco e posicionar à distancia de aproximadamente 5 cm da boca ou interpor o espaçador;

2 - Realizar expiração completa (colocar todo o ar para fora);

3 - Iniciar inspiração que deve ser com fluxo lento mas profundo;

4 - Fazer pausa respiratória no final da inspiração por 10 segundos. Crianças menores podem respirar normalmente com a máscara do espaçador adaptado à sua face;

5 - Acionar uma dose do aerossol após iniciar a inspiração, sem interrompê-la.


Procure o pediatra de seu filho. Siga as orientações dos mesmos. Conheça mais a respeito da asma. Somente assim ela deixará de ser um fant... asma.


CLÍNICA INFANTO-JUVENIL PRÓ-CRESCER: DO FETO À ADOLESCÊNCIA (http://www.procrescer.med.br/)